SInASE

Mais de Cinco Décadas a apoiar a inovação em Portugal

Experiência a cultivar o Portugal do futuro

A SInASE é um projeto profissional nascido em 1968, por um conjunto de dezasseis sócios (Dr. António Ávila, Prof. Dr. Francisco Pina e Prata, Prof. Dr. Bigotte Chorão, Prof. Dr. Henrique Barrilaro Ruas, Engº Gomes Barrento, Dr. Mário Gomes Canotilho, Dr. Vaz Serra de Moura, Dr. João Silveira Botelho, Prof. Dr. Artur Ernesto Moniz, Engº Gonçalves Viana, Prof. César Gonçalves, Engº Líbano Monteiro (em representação da Casa Franco Falcão), Artur Parreira, Manuel Cordeiro da Costa, Gastão da Cunha Ferreira e Gonçalves Pereira), com formação pluridisciplinar e percursos profissionais de destaque no meio empresarial, cultural e académico, cujas principais linhas de orientação se centravam no profissionalismo e na preocupação relativamente ao desenvolvimento do tecido empresarial português e agilização da Administração Pública.
Com a construção pelo associado – Casa Franco Falcão – do Edifício “Franjinhas” na Rua Braamcamp junto ao Marquês de Pombal em Lisboa, a sede inicial da SInASE foi no 7º andar durante 24 anos. Atualmente estamos sediados na Rua da Estrela junto à Basílica da Estrela.

Inicialmente, desenvolveu a sua atividade nas áreas da formação profissional, seleção de quadros, apoio jurídico e consultoria económico-financeira, designadamente para empresas nacionais e estrangeiras atraídas pela maior abertura do mercado nacional proporcionada pelo III Plano de Fomento (1968-1973).

Da autoria do sócio fundador, António Ávila, a missão da Sinase expressa na apresentação referia o seguinte:

“Consciente de que o grande problema da Economia Portuguesa é um problema Humano, a SInASE visa preparar Homens capazes de inovar, criar, efetivar novas estruturas empresariais – capazes de responder (…) a um meio em profunda transformação.”

Foram várias as Organizações que iniciaram e desenvolveram as suas atividades com apoio logístico e assessoria da SInASE, desde empresas multinacionais a portuguesas com estratégias de desenvolvimento de mercado interno e externo.

Mantendo a sua orientação para a satisfação das necessidades sentidas pelos Clientes, a SInASE desenvolve, desde 1986, ano do I Quadro Comunitário de Apoio, uma colaboração com diversas Entidades Públicas e Privadas na elaboração, gestão, auditoria e prestação de contas de Fundos Comunitários.

No início da década de 90, e por razões de especialização de atividade, foi constituída a SInASE – Recursos Humanos, Estudos e Desenvolvimento de Empresas, Lda., e alargadas as suas áreas de atuação, pela prestação de serviços de consultoria na implementação e manutenção de:

  • Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001), Ambiente (ISO 14001), Segurança (ISO 45001) e Responsabilidade Social (ISO 26000), Conciliação (NP 4552), Inovação (ISO 56002), Segurança Alimentar (ISO 22000) e Comunidades Sustentáveis (ISO 37100 e 37120) englobando as fases do Diagnóstico, Formação, Conceção, Desenvolvimento, Implementação, Auditoria Interna e acompanhamento até à Certificação por parte de uma Entidade Certificadora Independente.
  • Qualidade em Saúde para a segurança, inovação e sustentabilidade, sendo a SInASE a representar o modelo internacional de Acreditação Hospitalar da Joint Commission Internacional, na Acreditação de Laboratórios (ISO 17025 e ISO 15189), englobando o acompanhamento da avaliação da competência técnica e de gestão, e o reconhecimento formal por parte do Organismo de Acreditação – IPAC;
  • Qualidade na Educação, medida por modelos de autoavaliação, como a CAF Educação e EQAVET, com mais de 150 escolas apoiadas para a garantia da gestão pedagógica e resultados na comunidade educativa;
  • Projetos de Transformação e Inovação na Administração Pública, através dos instrumentos de melhoria na gestão dos serviços públicos, nomeadamente a CAF – modelo europeu da qualidade na administração pública, em ligação ao referencial de excelência EFQM, nos modelos de Governação, na reestruturação e digitalização dos processos e no regime de Gestão de Recursos Humanos, como a melhoria de desempenho – SIADAP, conciliação e bem-estar organizacional.

De modo a garantir as soluções mais adequadas às necessidades de cada Cliente, estabeleceram-se protocolos e parcerias, nomeadamente com Universidades nacionais e internacionais, com empresas congéneres da União Europeia e, particularmente, com a BUROTEC, multinacional espanhola.

No domínio da Formação Profissional, a SInASE desenvolve ações de formação em diversas áreas temáticas, estando para o efeito certificada pela DGERT.

SInASE Internacional

A SInASE iniciou a sua atividade em Luanda, em 1981 nos escritórios situados na Rua Reverendo Agostinho Neto, junto à Embaixada de França e Portugal.

Nos anos de 80 e 90 desenvolveu a sua atividade no domínio da formação profissional, contabilidade, auditoria e organização de serviços, designadamente em empresas tuteladas pelos Ministérios da Agricultura, Indústria, Construção, Transportes, entre outras empresas, Porto de Luanda, Caminhos de Ferro de Luanda, Angonave, TAAG, Edipesca, ENATIP, Encafé, Secil, Endiama, Sonangol, Tyssen, Van Leer, etc.

Nos anos 2000 até à presente data desenvolveu consultoria nas primeiras entidades públicas e empresas privadas certificadas pelos Normativos ISO 9001, 14001 e 22000, entre outras entidades,  Guichet Único, SIAC, Hospital Américo Boavida (Serviço de Urgências, Serviço de Urologia, Serviço de Ortopedia, Serviço de Cuidados Intensivos), Concentra – Laboratórios, Vidrul – Vidreira de Angola, Grupo Carrinho, TYssen, Teleservice, Integrity, Nova Sotecma, Emanha, Gemini, etc.

A evolução e adaptação da SInASE às novas exigências do mercado têm como base o mesmo princípio orientador da sua intervenção desde 1968: a focalização no Cliente, na satisfação das suas necessidades e na criação de valor em toda a sua atividade.

Contando com uma equipa experiente e pluridisciplinar de consultores, auditores e formadores, caminhamos hoje para o futuro, tendo sempre presente a relevância da aprendizagem e o imperativo da mudança.

Um compromisso com a Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho – Uma política de gestão integrada

A Política de Gestão Integrada da SInASE assume-se como o elemento condutor da atividade de consultoria, numa perspetiva de incrementar valor ao cliente

A concretização da política orienta-se por:

  • Revisão e melhoria contínua do Sistema de Gestão Integrado e do seu desempenho, nas diversas abordagens que o caracterizam;
  • Gerir a Qualidade dos serviços prestados, cumprindo os requisitos aplicáveis;
  • Prevenir a poluição associada aos seus impactes ambientais significativos, assumindo assim um compromisso para a proteção ambiental;
  • Proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis para a prevenção das lesões e afeções da saúde relacionadas com o trabalho desenvolvido;
  • Eliminar os perigos e reduzir os riscos para a segurança e saúde dos seus colaboradores;
  • Fomentar a consulta e participação dos colaboradores;
  • Cumprir a legislação aplicável à atividade realizada, e outros requisitos aplicáveis, incluindo os aspetos ambientais, de segurança e saúde do trabalho.

A Política de Gestão Integrada da SInASE implica uma estratégia de gestão e atuação comum que só poderá ser alcançada com trabalho de equipa, em que todos se empenhem em colaborar, concretizar os objetivos e metas da SInASE, promovendo a melhoria contínua dos serviços prestados e do seu desempenho global, perante as necessidades das partes interessadas.

A aplicação desta política constitui responsabilidade individual de cada elemento da SInASE.

Âmbito

A SInASE em Portugal encontra-se certificada de acordo com as normas Normas NP EN ISO 9001:2015, NP EN ISO 14001:2015, NP ISO 45001:2019 para o seguinte âmbito:

prestação de serviços de consultoria, formação e auditoria em sistemas de gestão, no âmbito de normas nacionais e internacionais de referência, em gestão de projetos cofinanciados (investimento, investigação e formação), em metodologias de gestão por objetivos, avaliação e melhoria do desempenho e em serviços de contabilidade e auditoria